A empresa de transporte marítimo BW LPG, com sede em Singapura, assinou um memorando de acordo (MOA) para vender dois VERY LARGE GAS CARRIERS (VLGC) adquiridos recentemente na transação com a empresa norueguesa Avance Gas, por aproximadamente 75 milhões de dólares cada.
Os dois navios em questão são os tanques de gás liquefeito de petróleo (GLP) BW Chinook e BW Pampero, ambos com 226 metros de comprimento. As embarcações serão incorporadas à frota da BW LPG India no terceiro trimestre de 2025.
Segundo a empresa singapurense, a aquisição dessas duas embarcações construídas em 2015 representa não apenas uma expansão da frota, mas também um esforço de renovação para acompanhar o crescimento contínuo da demanda por GLP na Índia.
“Com o BW Pampero e o BW Chinook, adicionamos embarcações modernas e de alta qualidade, além de aumentar a capacidade da nossa frota com bandeira indiana. Vemos um enorme potencial no país e temos orgulho de participar do crescimento contínuo do mercado indiano de GLP”, comentou Kristian Sørensen, CEO da BW LPG.
Atualmente, a BW LPG India, uma joint venture (JV) entre a BW LPG e a Global United Shipping, possui e opera a ‘maior’ frota de VLGCs da Índia, com um total de sete embarcações, após a recente venda do BW Cedar. A empresa é responsável por cerca de 20% das importações de GLP do país.
Vale lembrar que a BW LPG, com sede em Singapura, anunciou em agosto de 2024 que compraria uma dúzia de VLGCs—quatro dos quais são movidos a combustível dual—da Avance Gas, em um acordo avaliado em cerca de 1 bilhão de dólares.
O BW Chinook, primeiro navio da ‘série’, foi entregue em 1º de novembro de 2024, enquanto o segundo, BW Capella, foi incorporado à frota da empresa em 20 de novembro.
Já o BW Pampero, sétima embarcação da série, foi entregue em 7 de dezembro de 2024. Um dia antes, a Avance Gas havia entregado o sexto navio, o Avance Rigel, construído em 2023 e movido a combustível dual, que foi renomeado como BW Rigel.
Fonte: Offshore Energy