Artigo completo: Artigo 3_Segurança no consumo do GLP

Segurança no consumo do GLP

As distribuidoras de GLP possuem compromisso contínuo com a segurança do seu produto. Os cilindros de GLP são, de fato, embalagens extremamente seguras, mas que necessitam de alguns cuidados básicos para sua utilização, não apenas por parte das empresas distribuidoras como também dos consumidores.

É importante que o consumidor conheça a reputação do revendedor, que lhe fornecer o produto, bem como da empresa distribuidora que possui o seu nome gravado em alto relevo no corpo do botijão. Só se deve adquirir o produto de empresas devidamente autorizadas a exercer a atividade.

Adicionalmente, de acordo com regulamentação do setor, é decisão do consumidor, a cada compra de novo botijão, a escolha da empresa que envasilhou e comercializou os recipientes que ele adquire. Por isso, as leis em vigor na grande maioria dos países em que o GLP é utilizado na forma envasada, impõe a vedação dos recipientes por empresas que não sejam detentoras da marca gravada em relevo dos vasilhames, que colocam em circulação.

Ainda, a fim de garantir a segurança, é de extrema importância que o consumidor siga corretamente as instruções de uso dos botijões. Nas residências os botijões, quando em consumo, estão conectados ao fogão por um regulador de pressão e por uma mangueira. Esses acessórios são próprios para instalação doméstica de GLP e merecem atenção especial.

Os consumidores devem sempre: verificar as datas de validades destes acessórios; utilizar apenas a força das mãos para substituir o botijão vazio pelo cheio; armazenar o botijão sempre em locais arejados para facilitar a dispersão do gás em caso de vazamento; nunca colocar o recipiente próximo a tomadas, interruptores, instalações elétricas ou próximo a ralos ou grelhas de escoamento de água; não tentar forçar a saída de gás; nunca virar ou deitar o botijão; nem aquecer a embalagem, pois pode causar acidentes; jamais passar a mangueira por trás do fogão; e, sempre que necessário, verificar se há vazamento fazendo o teste da espuma de sabão. Além disso, é importante pedir e guardar a nota fiscal de compra, que é a sua garantia em caso de reclamação.

Considerando todos esses pontos de atenção, o consumidor tem no botijão de GLP um produto versátil, seguro e eficiente, mas é necessário estar consciente e atento ao seu papel no uso correto e seguro do vasilhame, podendo sempre buscar apoio com seu distribuidor ou revendedor de confiança.