Imagem: El Gas Noticias
A SPGL celebra 8 anos apoiando mais de 7 milhões de famílias peruanas.
No marco de seu 8º aniversário, a Sociedade Peruana de Gás Liquefeito (SPGL) reafirma seu compromisso com o desenvolvimento energético do Peru e destaca os avanços na massificação do GLP, um combustível que hoje chega a mais de 7 milhões de famílias e se consolidou como o preferido dos lares peruanos.
Nas últimas duas décadas, graças ao projeto Camisea, que hoje abastece 70% do mercado, o GLP deixou de ser um energético de alcance limitado para se tornar a principal fonte para a cocção de alimentos de cerca de 28 milhões de pessoas. Esse crescimento permitiu reduzir a pobreza energética e melhorar a qualidade de vida dos lares peruanos, além de gerar impactos positivos na saúde e no meio ambiente, com a redução de emissões e do desmatamento.
Um dos maiores avanços foi a transição de milhares de famílias vulneráveis, que deixaram de depender da lenha, carvão, esterco e outros combustíveis poluentes, reduzindo a exposição à fumaça tóxica em suas casas e contribuindo para a conservação das florestas. Segundo estimativas do setor, essa mudança reduziu a pobreza energética em 22% nos últimos 20 anos, passando de 47% para 25%. No entanto, ainda nas zonas rurais da serra e da selva, mais de 70% dos lares cozinham com lenha; por isso, a SPGL, em seu oitavo aniversário, faz um chamado para reforçar o Programa Vale de Desconto FISE e erradicar a pobreza energética que afeta 2,5 milhões de lares vulneráveis.
“Estamos orgulhosos dos avanços na massificação do GLP, mas também conscientes dos desafios pendentes. Mais de 2,5 milhões de lares vulneráveis ainda não têm acesso a esse energético, e nosso compromisso é continuar trabalhando para que cada peruano possa contar com energia segura e acessível”, afirmou Jovan Pastor, presidente da Sociedade Peruana de Gás Liquefeito.
Em termos de infraestrutura, o país dispõe hoje de mais de 9.600 pontos de venda distribuídos nas 24 regiões, o que garante um fornecimento constante, inclusive nas localidades mais remotas. Vale destacar também o importante papel do GLP no setor veicular, dado que cerca de 650 mil veículos já funcionam com GLP, o que representa aproximadamente 20% da frota nacional, reforçando sua contribuição para uma mobilidade mais econômica e sustentável.
Com esses avanços, a Sociedade Peruana de Gás Liquefeito ratifica, em seu 8º aniversário, seu compromisso com a população, colaborando para que as autoridades promovam melhorias regulatórias e coordenem ações para garantir um mercado competitivo, combatendo de forma direta as atividades ilegais que ameaçam a segurança do setor; além de apoiar as autoridades para alcançar o acesso universal ao GLP no curto prazo.
Fonte: El Gas Noticias