Imagem: Baird Maritime – Reuters

A Sibur, maior produtora e exportadora de gás liquefeito de petróleo (GLP) da Rússia, entregou seu primeiro carregamento de GLP à China a partir do porto báltico de Ust-Luga, principal porta de saída das exportações para a Turquia, segundo operadores do mercado e dados de rastreamento de navios da LSEG.

A Sibur fornece a maior parte de seu GLP para a Turquia, mas a demanda no país vem caindo entre 5% e 6% ao ano, segundo operadores, enquanto Argélia e Estados Unidos dominam esse mercado.

“Tem sido cada vez mais difícil colocar volumes adicionais de GLP provenientes de Ust-Luga”, afirmou um operador, referindo-se às exportações para a Turquia.

De acordo com a LSEG, o grande navio transportador de gás Pacific Moon chegou ao porto chinês de Quanzhou, na região sul de Fujian, no final de novembro. Fontes do setor disseram que a embarcação transportou cerca de 33 mil toneladas de propano, carregadas em Ust-Luga em meados de outubro.

A Sibur não respondeu imediatamente a um pedido de comentários.

No início deste ano, a Sibur também iniciou fornecimentos de GLP para Gana, na África Ocidental, e para a Índia, utilizando navios gaseros de médio porte, com capacidade para transportar até 20 mil toneladas de carga, após a União Europeia ter introduzido sanções contra o GLP russo no final de 2024.

Segundo fontes do setor e dados da LSEG, a Sibur aumentou os fornecimentos de GLP a partir de Ust-Luga entre janeiro e novembro em 70%, alcançando 860 mil toneladas em termos anuais, após tê-los reduzido em 37%, para 570 mil toneladas, em 2024 em comparação com 2023.

Fonte: Baird Maritime – Reuters