A cervejaria AB InBev, junto com a Lipigas e Transportes San Gabriel, anunciaram nesta quinta-feira a implementação de um projeto conjunto que permitirá ter a primeira frota de caminhões de longa distância no Chile e na América do Sul 100% renovável e carbono neutro, através do uso de Gás Natural Liquefeito de Biogás ou BioGNL. A operação começará no primeiro trimestre de 2025 e será distribuída nas atuais estações de serviço de GNL que a Lipigas já possui em diferentes regiões do país.
Este marco faz parte do compromisso da companhia, que agrupa marcas como Corona, Budweiser, Stella Artois e Becker, de avançar em direção a uma operação sustentável, reduzindo o consumo de mais de 1.800.000 litros de diesel por ano e eliminando as emissões de CO2 em mais de 4.700 toneladas anuais, o que equivale a 20% das emissões de gases poluentes da operação total de transporte da empresa. O benefício desta implementação, que faz parte da transição da companhia para a neutralidade de carbono até 2040, é comparável a tirar de circulação mais de 1.500 veículos a gasolina.
“Na cervejaria AB InBev, nos propusemos a avançar decididamente em direção a uma transição sustentável do nosso negócio. Nesse caminho, buscamos formas mais eficientes de usar nossos recursos, apostando na inovação e em novas tecnologias para encontrar soluções como a que estamos apresentando hoje”, indicou José Antonio Alonso, Diretor de Assuntos Corporativos e Impacto Positivo da Cervejaria AB InBev.
“Essa nova frota de caminhões BioGNL é a continuação de um caminho que iniciamos em 2020 ao implementar a primeira frota de caminhões movidos a GNL em nossa logística, aumentando o valor agregado em nossas operações e abrindo caminho para que outras empresas também utilizem fontes de combustível limpo para reduzir seu impacto no meio ambiente”, acrescentou.
“Estamos muito contentes que essa parceria com a AB InBev e o Grupo San Gabriel continue crescendo. Juntos, fomos pioneiros no Chile no uso de GNL em caminhões de carga e agora damos um passo histórico ao incorporar BioGNL 100% chileno à operação. O gás também pode ser uma energia renovável e uma solução muito eficiente e acessível para apoiar os desafios ambientais de hoje. Por isso, como empresa, estamos trabalhando arduamente para que o país tenha gases renováveis, como o BioGNL, não só como uma energia protagonista da transição para uma matriz mais sustentável, mas também como uma solução definitiva a longo prazo. Estamos modernizando essa indústria para incorporar à nossa oferta tradicional os gases renováveis, e hoje somos os primeiros a oferecer soluções desse tipo únicas em nosso país e na América do Sul para o transporte de carga pesada”, afirmou Esteban Rodríguez, gerente de GNL, Biocombustíveis e Hidrogênio Verde da Lipigas.
Por sua vez, Iván Morán, secretário regional do Ministério de Energia, destacou: “A transição para energias mais limpas não é apenas uma necessidade, é uma oportunidade. Devemos começar a fazer mudanças estruturais que reduzam a pegada de carbono, e o uso de BioGNL é um exemplo efetivo disso”.
O BioGNL é um combustível 100% renovável e carbono neutro, obtido através do processamento de resíduos orgânicos. Além desses benefícios, o BioGNL permite utilizar a mesma infraestrutura, ou seja, as mesmas estações de carga e caminhões de GNL tradicional, avançando em direção a uma operação mais amigável com o meio ambiente.
A frota de 30 caminhões possui uma autonomia de até 1.500 km, em comparação com os elétricos, que têm uma autonomia de cerca de 300 km. Além disso, esse tipo de veículo requer no máximo 10 minutos para o reabastecimento, um tempo significativamente menor do que os caminhões elétricos, o que também se traduz em eficiência a nível operacional.