A Administração de Informação de Energia (EIA, na sigla em inglês) divulgou seu último Relatório Semanal de Situação do Petróleo (Weekly Petroleum Status Report – WPSR) de 2025 em 31 de dezembro, referente à semana encerrada em 26 de dezembro. O relatório mostrou um aumento surpreendente nos estoques de propano.

Os estoques de propano vinham caindo, como é usual, durante o período de maior demanda do inverno para aquecimento. Embora em queda, permaneciam em níveis recordes, bem acima do ano passado e da média de cinco anos para esta época do ano.

Quase todo mundo espera que os estoques de propano encerrem o período de retirada no inverno e iniciem o período de formação de estoques no verão em um nível recorde. Essa expectativa já está se refletindo nos preços do propano no primeiro dia do novo ano, com os preços em queda.

Ainda assim, não se esperava um aumento de estoques em dezembro, o que levou os vendedores a travar o preço da produção futura em níveis ainda mais baixos do que os que já estavam disponíveis. O preço médio dos contratos futuros de propano Mont Belvieu ETR (Energy Transfer/TET) até o final de 2027 é de 62 centavos, caindo para 60 centavos em 2028. Os futuros de Conway estão em torno de 60 centavos.

Com esse aumento, os estoques de propano voltaram a superar a marca de 100 milhões, atingindo 100,324 milhões de barris. A posição média de estoques nos últimos cinco anos no último WPSR do ano foi de 77,996 milhões de barris.

O aumento inesperado pode ser atribuído, em grande parte, a uma queda significativa na demanda por propano nas últimas duas semanas.

Somadas, as exportações e a demanda doméstica caíram para uma média de 2,916 milhões de barris por dia (bpd) no período de quatro semanas encerrado em 26 de dezembro. Vale lembrar que a parcela de demanda doméstica é calculada com base no que foi reportado à EIA sobre produção, exportações, importações e estoques. Portanto, se os estoques forem reportados como maiores do que realmente são, a EIA calculará um número de demanda menor para equilibrar a equação de oferta e demanda.

A queda na demanda aparentemente ocorreu na Costa do Golfo.

A Costa do Golfo foi responsável pelo aumento dos estoques, com um salto massivo de 2,012 milhões de barris. Os estoques caíram em outras regiões, o que é típico para esta época do ano — o que torna um aumento tão grande nos estoques de propano na Costa do Golfo ainda mais estranho.

Na verdade, os estoques vêm aumentando na Costa do Golfo por três semanas consecutivas. Sim, o clima tem sido extremamente ameno no sul este ano, mas isso ainda assim é altamente incomum.

Quando vemos anomalias como essas, sempre nos preocupamos com a possibilidade de estarem ocorrendo erros de reporte. Isso já aconteceu antes, com um ajuste que mudou instantaneamente a dinâmica do mercado. Certamente esperamos que isso não ocorra desta vez. As condições atuais são excelentes para os compradores de propano.

Há razões para acreditar que esses dados estão corretos, considerando a elevada produção de propano, o clima ameno e as exportações moderadas. Ainda assim, a situação apresentou uma excelente oportunidade de compra de longo prazo para os compradores. A média de preço anual de calendário dos últimos 10 anos em Mont Belvieu ETR é de 75,2411 centavos. Em Conway, é de 67,7528 centavos.

O mercado reagirá aos dados da EIA como se fossem precisos. Não deveríamos tomar uma decisão com base na possibilidade remota de um ajuste, embora haja precedente.

Mas consideramos importante destacar o quão incomuns foram essas três semanas de aumento durante dezembro nos estoques da Costa do Golfo. Mesmo que não ocorra um ajuste, parece haver uma boa oportunidade para compradores. Se um erro de reporte for descoberto e um ajuste realizado, a oportunidade provavelmente parecerá ainda melhor.

Fonte: LPGas Magazine