O aumento foi sustentado nos segmentos residencial, industrial e gastronômico, e espera-se que marque uma tendência definitiva.

O mercado paraguaio cresceu 10% no primeiro semestre de 2025, segundo fontes oficiais do Ministério da Energia.

O crescimento já era evidente nos primeiros quatro meses do ano, quando as vendas registraram um aumento de 6,7%, com pouco mais de 26 milhões de quilos vendidos. Esse aumento se compara ao mesmo período do ano passado, quando foram vendidos 24 milhões de quilos.

Os meses de março e abril registraram o salto na demanda, que se refletiu no crescimento nos primeiros quatro meses do ano. Essa tendência se manteve, daí o crescimento de 10% no primeiro semestre do ano.

O crescimento se deve ao aumento da demanda residencial e industrial, que não apresenta mais melhora na rede de distribuição. A esse respeito, Esteban Pereyra, gerente da planta da Petropar, explicou o seguinte: “Na verdade, este ano não foi tão frio quanto nos anos anteriores. Associo o aumento mais a: 1. Preços baixos (estáveis); 2. Uma queda significativa do dólar, principalmente nos últimos dois meses e mais acentuada no último mês; 3. Com o crescimento significativo do mercado imobiliário, há uma alta demanda por casas e apartamentos, o que consequentemente aumenta o consumo interno; 4. Crescimento econômico devido a um aumento significativo dos investimentos locais e estrangeiros nas indústrias, o que também levou a um aumento no consumo industrial de GLP; e 5. A indústria alimentícia também aumentou significativamente sua demanda, já que aqueles que antes solicitavam botijões de 10 quilos agora usam botijões de 45 quilos, e aqueles que usavam botijões de 45 quilos passaram a usar um botijão de 500 litros. Acredito que essa tendência continuará.”

Diante de tudo isso, resta saber se o crescimento é meramente sazonal ou se há um novo aumento no consumo de GLP no Paraguai.

Fonte: AmericaGLP