Os Estados Unidos se tornaram um dos principais exportadores de um gás popular para cozinha e aquecimento: o propano. No entanto, essa posição pode estar ameaçada com o avanço da guerra comercial com a China. China, Japão e México são destinos frequentes dos VLGCs — navios transportadores de gás de grande porte — carregados de propano.

Segundo a Administração de Informação de Energia dos EUA (EIA), em janeiro deste ano, 57 milhões de barris de propano foram exportados do país. A China respondeu por 12 milhões desses barris, ou pouco mais de um quinto do total das exportações americanas no mês.

“A China é muito dependente dos Estados Unidos para o fornecimento de propano, e como deseja tornar certos setores da sua economia — especialmente o setor químico — mais competitivos, vai precisar do propano americano para isso”, afirmou Rebecca Harding, CEO do Centre for Economic Security.

Diversas empresas norte-americanas estão expandindo sua capacidade para atender à crescente demanda por exportações. Uma delas é a Enterprise Products Partners, que acredita que as tarifas não devem comprometer os negócios.

“Todos estão pedindo mais. Nossos terminais estão completamente ocupados, e acho que vão continuar assim”, disse Jim Teague, co-CEO da Enterprise Products Partners.

Assista ao video para entender como o propano é extraído, conhecer as instalações operacionais da Enterprise Products Partners e saber o que vem a seguir para os EUA como líder global na exportação de propano.

Fonte: CNBC