Imagem: Offshore Tecnnology News
A Índia verá uma redução em seus custos de importação como resultado dessa medida.
A Abu Dhabi National Oil Company (ADNOC) anunciou planos para começar a fornecer gás liquefeito de petróleo (GLP) proveniente dos Estados Unidos para a Índia a partir de junho, como parte de uma mudança estratégica em resposta às tensões comerciais contínuas entre EUA e China, segundo informações da Reuters, que cita fontes próximas ao assunto.
A decisão da ADNOC permitirá à companhia redirecionar mais de seu próprio GLP para a China, onde a demanda aumentou após a imposição de altas tarifas pelo governo chinês sobre produtos norte-americanos.
Como consequência, a Índia — o segundo maior importador de GLP do mundo — terá uma redução nos seus custos de importação.
Tradicionalmente, a Índia obtém mais de 80% de suas importações de GLP de países do Oriente Médio, como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar e Kuwait. Neste mês, o país procurou seus fornecedores para considerar a substituição de parte do fornecimento contratado por GLP norte-americano mais barato.
O pedido foi para que cargas dos EUA fossem entregues com descontos em relação ao Preço Contratual Saudita (Saudi Contract Price).
Como resultado dessas discussões, as unidades comerciais da ADNOC concordaram em fornecer cargas de GLP dos EUA para as refinarias indianas sob contratos anuais, entre junho e julho.
A crescente diferença de preço entre o GLP do Oriente Médio e o dos EUA foi causada pela guerra comercial entre EUA e China, segundo o relatório.
No entanto, a substituição total pelo GLP norte-americano parece improvável. “É difícil substituir todo o volume por GLP dos EUA”, comentou uma das fontes.
Grandes refinadoras indianas, como Indian Oil, Bharat Petroleum e Hindustan Petroleum, ainda não responderam aos pedidos de comentário.
No ano fiscal de 2023-24, a Índia importou aproximadamente 60% do total de seu consumo de GLP, totalizando 29,66 milhões de toneladas, de acordo com dados do governo.
Enquanto isso, a empresa chinesa China National Offshore Oil Corporation firmou um acordo de fornecimento de GLP com a ADNOC.
Fonte: Offshore Tecnnology News