Américas
Os estoques de propano nos EUA caíram para 48,65 milhões de barris no final de fevereiro, de acordo com a Administração de Informação sobre Energia dos EUA (EIA), ficando 4% abaixo da média dos últimos cinco anos e atingindo o nível semanal mais baixo desde maio de 2022.
A redução dos estoques ocorreu em um momento em que as exportações de propano dos EUA atingiram uma média de 1,8 milhão de barris por dia (b/d) em fevereiro, em comparação com 1,76 milhão de b/d no ano anterior, com os terminais operando próximos à capacidade máxima. Os embarques semanais sofreram uma queda na terceira semana de fevereiro devido a atrasos causados por neblina nos portos da Costa do Golfo, o que fez com que os operadores tivessem que recuperar o atraso.
De maneira geral, os preços do propano nos EUA, em Mont Belvieu, Texas, continuam bem sustentados pela demanda de exportação. O valor do propano em relação ao WTI da Nymex teve uma média de 54,6% em fevereiro, um aumento significativo em relação aos 49,4% registrados no ano passado, já que o GLP foi menos impactado pelas preocupações comerciais que afetaram o petróleo na segunda metade do mês.
Até o momento, a tarifa de 10% imposta pelo presidente Trump sobre as importações de energia do Canadá, que entrou em vigor em 4 de março e inclui o propano, ainda não resultou em preços mais baixos no oeste do Canadá, que depende das exportações para os EUA para equilibrar um mercado interno com oferta excessiva. Analistas esperam que as tarifas pressionem os preços canadenses para baixo, a fim de manter o fluxo de embarques para o sul, uma vez que os terminais de exportação do Canadá na costa do Pacífico já estão operando próximos da capacidade máxima.
Em Edmonton, Alberta, o propano em poço registrou um desconto médio de 26¢/USG em relação ao propano LST de Mont Belvieu, Texas, em fevereiro, ligeiramente acima do desconto médio de 32,7¢/USG observado no ano anterior.
No Canadá, os participantes do mercado, que normalmente negociam contratos de fornecimento em março para o inverno seguinte, estão mais cautelosos este ano, à medida que tentam avaliar se terão uma nova suspensão das tarifas dos EUA, como ocorreu no início de fevereiro. Enquanto isso, compradores no mercado à vista aguardam por uma direção mais clara, já que os estoques estão amplos.
Fonte: Argus Media