Imagem destacada cortesia de LP Gas Magazine – Roush CleanTech.

O Distrito Escolar Bonny Eagle, em Buxton, Maine, utiliza autogás propano para abastecer 30 dos 38 ônibus que opera diariamente.

Além disso, o distrito afirma ser o primeiro a leste das Montanhas Rochosas a utilizar propano renovável, produzido a partir de matérias-primas como óleos vegetais, óleos de plantas, gorduras animais e óleos de cozinha usados.

A estação de abastecimento do distrito, localizada em suas instalações, possui um tanque de 18.000 galões e dois dispensadores. Ela foi construída pela Crown Energy Solutions, de Auburn, New Hampshire. A Pitstop Fuels, de Gorham, Maine, conectou o distrito à Crown Energy Solutions, e a Pitstop Fuels fez parceria com a Ray Energy, de Latham, Nova York, para fornecer a quantidade de propano renovável ao distrito. As empresas não divulgaram o volume de propano renovável utilizado pelo distrito escolar.

“A relação que desenvolvemos entre nosso departamento e a O’Connor Bus Sales facilitou para que nossos mecânicos acompanhem as tecnologias emergentes”, acrescenta Sarah Marean, diretora de transporte. “A educação e o suporte oferecidos pela Roush CleanTech e pelo Propane Education & Research Council nos ajudaram a assegurar ao nosso pessoal, aos primeiros socorristas locais e ao público em geral o nosso compromisso com um serviço de transporte seguro, confiável e responsável para a comunidade de Bonny Eagle”.

O distrito afirma estar economizando cerca de 50% nos custos de combustível, e as propriedades limpas do propano estão reduzindo as despesas de manutenção.

“Já estávamos convencidos de que os ônibus escolares a propano são uma opção de energia limpa em comparação com os ônibus a diesel poluentes, e o propano renovável reforça esse sentimento”, diz Marean. “Eu incentivo todos os distritos escolares de Maine e da Nova Inglaterra a considerarem seriamente o propano. Para nós, simplesmente faz sentido”.

Fonte: LP Gas Magazine