A presidenta Claudia Sheinbaum Pardo informou hoje sobre “um investimento muito importante” em seis portos considerados estratégicos no país, entre eles Progreso, que se tornará o mais importante da Península de Yucatán.

Em uma coletiva de imprensa matutina, a chefe do Executivo federal detalhou que esta modernização será conduzida pela Secretaria de Marinha e contará com um investimento total de 32.875,24 milhões de pesos.

A presidenta afirmou que a modernização dos portos, juntamente com a continuidade no desenvolvimento de trens de passageiros e de carga, inclui a construção de Polos de Bem-Estar, com o objetivo de atrair investimentos.

Ampliação do Porto de Progreso

No Palácio Nacional, o almirante Raymundo Pedro Morales Ángeles, titular da Semar, detalhou que a modernização dos portos tem como objetivo aumentar sua capacidade para receber cruzeiros e para movimentação de carga de contêineres.

Além disso, destacou que, no caso do Porto de Progreso, trata-se de um investimento conjunto com o governo do estado para ampliar o terminal remoto e transformá-lo no porto mais importante da região, “que permita ou garanta o movimento de mercadorias para a península e outras partes do mundo”.

Qual será o custo das obras em Progreso?

O investimento no porto yucateco será de 5.200 milhões de pesos por parte do Governo do México; o governo estadual contribuirá com 1.500 milhões de pesos, e a iniciativa privada investirá 525 milhões de pesos.

Será criada uma plataforma de 80 hectares para a construção de novos terminais destinados a grãos a granel, minerais, veículos, gás liquefeito de petróleo, gás natural, estaleiros, entre outros. Para isso, será necessário realizar um trabalho de dragagem nos canais de acesso e nas dársenas.

Prevê-se um aumento de 800 milhões de pesos para as ASIPONA, representando um crescimento de 60% nos lucros atuais e de 57% na arrecadação aduaneira.

Fonte: Diário de Yucatan