A necessidade de energia sustentável, limpa e renovável está crescendo em todo o mundo. Os combustíveis líquidos renováveis serão uma adição importante à energia eólica e solar, que recebem grande parte da atenção. Nos Estados Unidos, líderes do setor de energia, como a rLPG North America, estão tomando medidas proativas para criar novas tecnologias e aumentar o fornecimento global de GLP renovável. A rLPG North America é um consórcio de empresas norte-americanas focadas em alcançar uma rota de descarbonização em grande escala para o fornecimento de GLP. No início de 2023, a rLPG North America, a BioLPG LLC, e grupos da Alemanha e Itália (Friedrich Scharr KG e GLG Energy S.r.l., respectivamente) anunciaram sua parceria para apoiar e colaborar em mais pesquisas sobre o bioGLP de fontes renováveis.

Enquanto entidades como a rLPG North America continuam trabalhando para garantir novos fornecimentos globais de propano renovável, a demanda por esse combustível já existe nos EUA. A Blossman Gas, Inc., um dos membros fundadores da rLPG North America, venderá mais de 15 milhões de galões de GLP renovável no setor de transporte dos Estados Unidos em 2025. Esses volumes são atualmente derivados da produção de biodiesel, com o GLP como co-produto.

Estima-se que, até 2030, os EUA terão 700 milhões de galões de GLP renovável derivados da produção de biodiesel e Combustível de Aviação Sustentável (SAF). No entanto, esse volume não será suficiente para atingir as metas globais de GLP para o fornecimento disponível de GLP renovável, razão pela qual pesquisas e desenvolvimentos estão sendo realizados em pequenas produções locais, baseadas em “comunidades”. Matérias-primas locais, como gás de aterro sanitário, resíduos animais, resíduos de laticínios e outras fontes de biogás, são fundamentais para o futuro da indústria global de GLP. Empresas inovadoras, como Scharr, o consórcio italiano GLGE e BioLPG LLC, estão buscando vigorosamente novas tecnologias econômicas.

Nos Estados Unidos, os combustíveis de transporte são principalmente elegíveis para créditos federais de RINS por cada galão produzido. Além disso, muitos estados, incluindo o regime do Padrão de Combustíveis de Baixo Carbono da Califórnia, oferecem incentivos adicionais para o aumento da produção de GLP renovável.

Um exemplo do uso de GLP renovável é a cidade de Raleigh, na Carolina do Norte, que está utilizando o combustível para sua frota de veículos. Em 28 de setembro de 2023, a cidade de Raleigh realizou um evento de inauguração para comemorar a introdução do GLP renovável como uma fonte de combustível de baixo carbono e ambientalmente eficaz. Esse evento marcou o lançamento de sua nova estratégia de ação climática, implementada por meio da transição de parte de sua frota de veículos para operar com propano renovável, tornando Raleigh a primeira cidade da Carolina do Norte a fazê-lo.

Numerosos estados e municípios dos EUA estão incentivando a mudança para combustíveis renováveis, adicionando combustíveis líquidos renováveis aos seus contratos estaduais. Os contratos estaduais são usados como ferramentas de aquisição para atender às necessidades comerciais, eliminando licitações repetitivas. Em fevereiro de 2024, um novo contrato estadual foi apresentado pela James Madison University para fornecer às frotas de veículos na Comunidade da Virgínia novos preços para equipamentos de conversão de veículos a gás propano, além de acesso ao propano renovável Autogas. O Autogas de propano já é amplamente utilizado em frotas públicas e privadas na Virgínia, mas a oferta suplementar de Autogas de propano renovável é uma oportunidade atraente para as organizações atingirem seus objetivos de sustentabilidade. Notavelmente, esse contrato marca um marco significativo, sendo o primeiro a incorporar um componente de GLP renovável (Autogas) em nível estadual.

A demanda por propano renovável no mercado dos EUA aumentará com maior fornecimento, acessibilidade, conscientização e à medida que as aplicações se tornarem disponíveis no mercado. A introdução de mais ofertas e incentivos de propano renovável, como contratos estaduais, permitirá que mais organizações tenham acesso a combustível líquido de origem limpa e renovável.

Fonte: https://www.blossmangas.com/