Nos próximos dias 21 e 22 de agosto, será realizado o 6° Congresso Internacional de GLP – GASNOVA, no Club El Nogal em Bogotá, que se destaca como um evento crucial para o setor de Gás Liquefeito de Petróleo.
Este encontro, organizado pela Associação Colombiana de GLP – GASNOVA, reunirá especialistas e atores destacados para analisar o papel do GLP como combustível de baixas emissões e suas perspectivas no contexto da eliminação dos subsídios à gasolina e ao diesel.
Sobre o evento, o Surtidores LATAM conversou com Alejandro Martínez Villegas, presidente da Associação Colombiana de GLP – GASNOVA, que explicou a importância de participar do debate.
“O AutoGLP terá um papel fundamental, pois seus temas mais importantes serão analisados no painel chamado ‘O potencial do NautiGLP e do AutoGLP diante da retirada dos subsídios à gasolina e ao diesel’, que será realizado em 21 de agosto às 16h40, de acordo com a nossa programação”, afirmou.
Vale destacar que esse debate contará com a participação de Adwar Moisés Casallas Cuéllar, diretor de Hidrocarbonetos do Ministério de Minas e Energia; Jorge Martínez, diretor de Mobilidade da COLGAS; Felipe León Montealegre, assessor do Ministro dos Transportes; e Juan Carlos López Moncaleano, gerente geral da AC. STAG S.A.C., Peru.
Martínez Villegas também indicou: “Os participantes ficarão por dentro das últimas novidades. Por exemplo, das projeções em matéria de preços dos combustíveis líquidos, que mostram no curto e médio prazo que esses preços aumentarão significativamente devido à necessidade de importações para suprir a demanda interna.”
Nesse contexto, o diretor da GASNOVA explicou que a eliminação do subsídio à gasolina e o anunciado para o diesel abrem uma oportunidade para a introdução do AutoGLP. “Estima-se que o importado teria um preço de 12 USD/MBTU, enquanto a gasolina terá 33,8 USD/MBTU e o diesel 18,3 USD/MBTU (com o subsídio atual)”, mencionou.
Este evento também servirá como um ponto de encontro para as principais associações e organismos internacionais relacionados ao GLP, como a World Liquid Gas Association (WLPGA) e a Asociación Iberoamericana del GLP (AIGLP).
“Esta sessão começará com uma apresentação da visão governamental sobre o papel esperado do GLP em termos de NautiGLP e AutoGLP, e informará a audiência sobre diferentes projetos de GLP em mobilidade, avanços, desafios e oportunidades para a massificação e uso do GLP no setor de transporte na Colômbia”, resumiu Martínez Villegas.
Fonte: Surtidores Latam