Imagem: Surtidores LATAM

Em meio a um cenário marcado por mudanças nos preços dos combustíveis e queda nas vendas por parte dos empresários de Postos de Serviço, o Auto GLP parece surgir como uma opção mais viável para os usuários.

É importante destacar que, de acordo com um relatório recente da Coordenação Econômica do COMCE-SOLDICOM, o consumo de gasolina comum diminuiu 8,09% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A esse respeito, o Surtidores LATAM conversou com o presidente da Associação Colombiana do GLP, GASNOVA, Alejandro Martínez Villegas, que comentou sobre o contexto atual.

“No país, o crescimento do mercado de AutoGLP tem sido influenciado significativamente pelo Fundo de Estabilização de Preços de Combustíveis (FEPC)”, comentou inicialmente.

Ele acrescentou: “Isso permitiu que o preço da gasolina comum se mantivesse desalinhado em relação aos mercados internacionais, criando uma concorrência desigual com o AutoGLP, cujo valor reflete as volatilidades do mercado global.”

Nesse sentido, o dirigente destacou que, desde o final de 2022, com o início do aumento progressivo nos preços da gasolina, a competitividade do GLP no setor de transporte melhorou.

Martínez Villegas explicou que, durante o período de novembro de 2022 a junho de 2024, o preço da gasolina aumentou 97%, passando de 20 USD/MBTU para 34 USD/MBTU, enquanto o diesel aumentou 27%, subindo de 14,4 USD/MBTU para 18,3 USD/MBTU.

“Em contraste, o preço do GLP diminuiu 20%, reduzindo de 9,3 USD/MBTU para aproximadamente 7,5 USD/MBTU no mesmo período”, afirmou o executivo.

“Todas essas mudanças nos preços fazem com que o AutoGLP se apresente como uma opção cada vez mais viável e competitiva para o setor de transporte na Colômbia”, resumiu Martínez Villegas.

Fonte: Surtidores LATAM