Imagem: AmericaGLP
A YPF Gas apresentou seu projeto de “Ergonomia com Perspectiva de Gênero em sua Planta de Envasamento na cidade de Mar del Plata”, na província de Buenos Aires.
Dessa forma, a empresa de maioria acionária pública torna-se a primeira envasadora a implementar uma política de gênero e incorporar mulheres em seu estabelecimento em Mar del Plata, resultando em 40% dos 27 funcionários sendo mulheres.
O objetivo da iniciativa, apresentada no último Congresso da Associação Ibero-Americana do GLP, no Brasil, por Thaimari Marin, é “respeitar a singularidade; criar oportunidades; promover a inclusão; valorizar o talento; aprender; transformar; buscar a pluralidade e crescer na diversidade”.
A ideia da YPF Gas é buscar “a equidade de gênero”, ao “promover e garantir a integração e participação plena das mulheres” na empresa.
Para alcançar esses objetivos, foram projetadas “instalações e postos de trabalho com uma perspectiva de diversidade e equidade de gênero”; também trabalhamos em “desconstruir estereótipos culturais e de trabalho” e aumentar “a participação de mulheres em nossos processos operacionais”.
Por exemplo, em relação ao vestuário, “foram definidos tamanhos adequados para mulheres nas roupas de trabalho e nos equipamentos de segurança”. Quanto à infraestrutura, foram construídas novas “instalações com disponibilidade de banheiros, vestiários e salas de amamentação”.
Quanto à modalidade de trabalho, “repensamos os postos de trabalho considerando as novas tecnologias e as melhores práticas”, por isso, uma planta com “um design de perspectiva de gênero permite aumentar a participação de mulheres na operação”.
Fonte: AmericaGLP