De janeiro a novembro de 2023, a Pemex produziu 102 mil barris por dia de gás LP, representando um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2022.

O aumento na produção de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) pela Petróleos Mexicanos (Pemex) e o aumento na demanda dos consumidores permitiram que, no encerramento do terceiro trimestre de 2023, quase 2 milhões e 800 mil cilindros de Gás Bienestar foram vendidos na Cidade do México, proporcionando uma economia de mais de 795 milhões de pesos para a população.

De acordo com dados fornecidos à Comissão de Energia da Câmara dos Deputados, de janeiro a novembro de 2023, a Pemex produziu 102 mil barris por dia de gás LP, representando um aumento de 11 por cento em relação ao mesmo período de 2022.

Nas estatísticas petrolíferas do penúltimo mês do ano passado, a Pemex produziu 109 mil barris por dia deste hidrocarboneto, sendo a quantidade mais alta para um mês desde 2019.

A Pemex abastece quase 17 milhões de residências que consomem gás LP, resultado da recuperação alcançada neste sexênio tanto na produção do combustível quanto em sua participação no mercado, garantindo cerca de 60% do mercado interno de gás utilizado em todo o país.

Diante de uma maior produção e demanda desse combustível no país, a petrolífera lançou em 31 de agosto de 2021 a empresa pública Gas Bienestar, que começou a distribuir tanques de gás LP na alcaldía de Iztapalapa, na Cidade do México, a um preço inferior ao comercial.

No país, aproximadamente sete em cada dez residências consomem esse gás, e a decisão de lançar essa empresa pública foi tomada para conter o aumento nos preços do gás LP, o principal combustível doméstico dos mexicanos, em um mercado dominado por empresas privadas que foram acusadas pela Comissão Federal de Competência Econômica (Cofece) de praticar alegadas práticas monopolísticas.

Além disso, em novembro passado, a Pemex registrou uma produção de 1 milhão e 857 mil barris por dia de hidrocarbonetos líquidos, um aumento de 96 mil barris em comparação com o volume gerado durante o mesmo período do ano anterior.

Somente em novembro, a produção da empresa foi de 1 milhão e 837 mil barris por dia, excluindo a produção de seus parceiros, o que representa um aumento de 3,3% em relação ao 1 milhão e 778 mil barris produzidos no mesmo mês de 2022.

Fonte: La Jornada