FONTE: EXTRA RJ

Embora a Petrobras tenha anunciado redução no preço do gás, o valor cobrado pelas distribuidoras ao consumidor não seguiu o mesmo padrão. O preço médio do botijão de 13 quilos, na última semana de março, entre os dias 25 e 31, ficou em R$ 58,82, de acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Já entre 1º e 7 de abril, quando houve a redução de preços anunciada pela Petrobras, o produto estava sendo vendido R$ 69,11, em média.

Segundo o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de GLP (Sindigás), Sergio Bandeira de Mello, a redução de preço estabelecida pela Petrobras não impacta diretamente o bolso do consumidor porque representa apenas 1/3 do valor final do botijão. Como a concorrência é livre, há grandes disparidades entre os valores cobrados pelas distribuidoras, já que cada uma acrescenta seu custo operacional próprio. Isto é, além do valor da matéria prima, são somados os impostos, os gastos com logística e o custo de revenda.

– Mais que um produto, vendemos o serviço. Depois que a Petrobrás bombeia em nossos tanques, cada distribuidora tem que engarrafar o GLP, levar às casas, instalar e ainda verificar se existem vazamentos. – explicou Bandeira.

Outro motivo para o preço elevado são os pedidos de última hora, que atrapalham a otimização das entregas. Uma pesquisa da Sindigás revelou que os consumidores desejam que o botijão seja entregue, em média, em 17 minutos, o que faz com que as distribuidoras gastem mais com funcionários e transporte. Como não há preço tabelado desse produto, a concorrência entre as marcas permite que o consumidor faça uma pesquisa de preço para escolher o botijão que melhor lhe atende, além de favorecer a negociação entre usuários e distribuidoras.

COMPOSIÇÃO DO PREÇO DO BOTIJÃO

Fonte: ANP

DICAS PARA ECONOMIZAR GÁS DE COZINHA

-Na hora de comprar um fogão, escolha os com maior nível de eficiência , pois eles conseguem reter mais calor no interior do forno e, assim, preparar os alimentos mais rápido;

-Mantenha os queimadores sempre limpos. Com freqüência, desmonte as bocas e lave com uma esponja, água e sabão;

– Observe se a chama está bem azul. Se estiver amarelada, chame um profissional para fazer a manutenção;

– Só use a maior boca do fogão se utilizar panela grande, pois ela gasta mais gás.

-Use panelas adequadas à quantidade de comida. Usar uma frigideira grande, por exemplo, para fritar apenas um ovo provoca um gasto desnecessário do insumo;

– Na hora de cozinhar, use tampas nas panelas para evitar a dispersão do calor;

– Deixe grãos de molho de 8 a 12 horas para cozer mais rápido;

– Cozinhe uma quantidade maior de feijão de uma só vez e depois refrigere;

-Use papel alumínio em preparações no forno e retire apenas no final, para dourar. Lembre-se de colocar a parte brilhosa voltada para o alimento, de forma que possa refletir calor.

-Se possível, faça duas receitas no forno ao mesmo tempo. Se for afetar o sabor, faça as preparações separadas, mas em seguida para aproveitar o calor.