O Ministério de Minas e Energia (MME) reuniu-se ontem (10/09), no âmbito da iniciativa Abastece Brasil, com representantes do setor de distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha, comercializado principalmente em botijões de 13 kg.

O Ministério de Minas e Energia (MME) reuniu-se ontem (10/09), no âmbito da iniciativa Abastece Brasil, com representantes do setor de distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha, comercializado principalmente em botijões de 13 kg para a população brasileira.

A reunião teve como principais assuntos os desafios do abastecimento de GLP e as condições para a realização de investimentos em infraestrutura para armazenagem e movimentação desse combustível, pautas prioritárias do MME.

O abastecimento de GLP no País desperta atenção porque as atividades de produção e importação desse derivado hoje são concentradas quase que integralmente na Petrobras. Além disso, os terminais aquaviários de GLP existentes são limitados devido à ausência de investimentos em infraestrutura nos últimos anos.

Dessa forma, à luz da transição para um mercado com maior pluralidade de agentes, o MME, com mais esse encontro, avançou nas discussões com o setor sobre essas questões primordiais. Os novos investimentos em infraestrutura possibilitarão o aumento da oferta de GLP por meio de importação, e da eficiência da internalização desse derivado no Brasil. Também favorecerão a atuação de novos agentes no fornecimento primário. Busca-se o aumento da competitividade no mercado de GLP com potencial redução de preços do gás de cozinha ao consumidor.

Foi o primeiro encontro de uma agenda já definida com os distribuidores de GLP. O Ministério segue atuante diante das transformações do setor de combustíveis, em articulação com os demais órgãos e com ampla participação da sociedade, em prol da garantia do abastecimento nacional e da proteção dos interesses do consumidor quanto à oferta, qualidade e preços do produto.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia

Fonte: http://www.mme.gov.br/secretarias/petroleo-gas-natural-e-biocombustiveis/noticias/-/asset_publisher/jDZwCD3Iihe6/content/mme-se-reune-com-distribuidores-de-gas-liquefeito-de-petroleo-glp-