Com passagens por empresas do setor de GLP, o consultor Maurício Jarovsky conversou com o Sindigás sobre o mercado de GLP no Brasil e na América Latina, e as perspectivas para o crescimento da indústria nos próximos anos.

 

Como você avalia potencial do mercado de GLP no Brasil?
Dentro do mercado de GLP, a América Latina, em geral, está posicionada como uma região de crescimento baixo, porém constante. Em regiões como a Europa e os EUA , o consumo de GLP está caindo em torno de 2% ao ano. No entanto, na América Latina e, em particular no Brasil, cresce 1%, 2%, 3% ao ano. As perspectivas são muito boas.

 

Quais aspectos são sinais de vantagem para o mercado de GLP na América Latina?
A verstilidade do produto e a sua facilidade de transporte são as principais características que casam com as peculiaridades dos países da região, seja pela questão da área montanhosa, como Peru e Bolívia, ou seja pelas grandes distâncias, como no Brasil. O acesso de outros energéticos que dependem de pipeline é mais difícil em cenários como esses. Então, essas particularidades geográficas tornam o mercado de GLP na região muito interessante.

 

Como a indústria pode estimular o aumento do consumo?
Há várias alternativas de crescimento, seja aumentar o consumo em formas convencionais, na indústria, no comércio e nas residências e, principalmente, pela incorporação de novos usos. É importante começar a substituir óleo combustível e diesel em uma série de equipamentos e motores, que podem funcionar com outros energéticos, em especial o GLP, gerando ganhos ambientais e de saúde. Sem contar que o GLP é um combustível fácil de utilizar e as suas instalações podem aumentar de tamanho de forma rápida e com baixo custo.

 

Você poderia citar um exemplo de novos usos?
Mesmo sendo um país tropical, que não requer tanto aquecimento de grãos, o agronegócio é um segmento que pode desencadear o aumento do uso do GLP, fundamentalmente na geração de energia elétrica descentralizada. Há fazendas produtivas que ficam no fim da linha de estações de rede elétrica ou até mesmo a quilômetros de distância delas. O GLP poderia suprir essa carência de forma limpa. A capilaridade do GLP e sua facilidade de transporte e de utilização ajudam muito a suprir lugares distantes.