Aplicações

O GLP é utilizado principalmente como combustível doméstico em fogões, fornos, aquecedores de água, aquecedores, etc. Na indústria é usado principalmente em processos que exigem queimas livres de impurezas, onde os gases de combustão têm contato direto com o produto ou em áreas com emissões limitadas para a atmosfera. Ele pode ser queimado em motores de combustão interna, ciclo Otto, pois a octanagem é adequada e de baixas emissões. Outras aplicações são encontradas em fábricas de combustível industrial ou como combustível para empilhadeira (empilhadores), usado dentro de casa, serviço e comércio na agricultura. É também utilizado na indústria petroquímica para a produção de pneus de borracha e polímeros.

A forma mais comum de comercialização é o gargalo em cilindros, largamente utilizado para uso residencial. A venda de GLP a granel, é feito em caminhões-tanque e vagões ferroviários.

Industrial

O Gás Liquefeito de Petróleo é um combustível versátil que é utilizado amplamente em muitas aplicações industriais e processos de produção como aquecimento de água, processamento de metais, secagem, produção de alimentos, produtos químicos de petróleo, bem como alimentando fornos industriais, fornalhas, entre outros.

O GLP proporciona benefícios para os processos industriais por possuir um poder calorífico superior e por isso produz uma queima mais quente que a do gás natural. Ele também é valorizado na indústria por suas temperaturas altamente controláveis, de conteúdo homogêneo, por ser limpo (NOx insignificante, SOx e as emissões de partículas) e de fácil disponibilidade.

Outro exemplo de benefícios industriais do GLP é visível na fabricação de vidro / produtos cerâmicos, fabricantes de aerossóis e em diversas aplicações na engenharia civil.

Agrícola

Os agricultores em todo o mundo confiam no Gás Liquefeito de Petróleo como a fonte de energia mais versátil para manter seus negócios em crescimento. O GLP permite aos agricultores enfrentar o desafio de manter a competitividade no ambiente agrícola moderno, mantendo um compromisso com o desenvolvimento sustentável, já que fornece uma queima mais limpa e mais verde. Ele pode ser usado para aumentar a produção e qualidade dos produtos agrícolas através da colheita de culturas, de secagem de culturas, eliminação de pragas e outros usos como abaixo:

– Controle de temperatura constante para chocadeiras;

– Água quente para saneamento e outros usos;

– Aquecimento das instalações para aves: como galpões, estufas e viveiros;

– Geradores de energia rentável;

– Combustível para empilhadeira;

– Controle de pragas sem produtos químicos;

– Manipulação e processamento de carne e outros produtos alimentares;

– Geração de CO2 para o auxílio no crescimento das plantas;

– Secagem de produtos como o algodão, grãos, produtos lácteos, nozes e tabaco;

– Como substituto de combustível diesel em máquinas para reduzir custos e emissões;

Profissional e Comercial

Milhões de empresas, de restaurantes a hotéis, dependem do Gás Liquefeito de Petróleo como fonte de energia para inúmeras aplicações. É a escolha de combustível ideal para empresas que estão fora da rede de gás encanado.

A portabilidade permite que o GLP seja usado em qualquer local. A chama de preparação rápida e controlável que o GLP produz é o que chefes de cozinha estão procurando para fornecer a flexibilidade e confiabilidade que suas cozinhas necessitam.

Pode ser usado também em refrigeração, iluminação de sinais de trânsito, em usos diversos no jardim, em aquecimento de locais de trabalho ou ao ar livre, em tochas, queimadores, por joalheiros e em diversos tipos de soldagem.

Quando comparado a outros combustíveis fósseis convencionais, o GLP prova ser muito mais rentável para aquecedores comerciais e caldeiras, já que oferece vantagens tanto econômicas quanto ambientais.

Energia

Como um dos mais limpos combustíveis convencionais disponíveis, o Gás Liquefeito de Petróleo complementa fontes de energia renováveis e tecnologias que dependem das condições climáticas variáveis ou luz do dia. Sendo assim, o GLP é um parceiro natural para as fontes de energia renovável.

O GLP também permite a geração de energia descentralizada como em pequenos geradores particulares através da microcombinação de calor e energia. Para estes tipos de geração de energia localizada, a impressão do GLP é menor do que a do diesel e significativamente menor do que a da gasolina.

Graças à versatilidade desse gás, sua facilidade de manuseio, alta eficiência, baixa emissão de carbono e combustão limpa, os desenvolvedores de equipamentos estão buscando a produção de aparelhos híbridos, que só dependam do GLP para funcionamento. Isso é especialmente necessário para as atividades de uso intensivo de energia que podem ser localizadas fora da rede de gás encanado tais como aquecimento, resfriamento e geração de energia. Estes potenciais aparelhos híbridos incluem bombas de calor, sistemas de energia solar e geradores de energia fotovoltaica.

Mobilidade e Transportes

Auto Gás é o nome abreviado para o setor automotivo de Gás Liquefeito de Petróleo, ou seja, o GLP usado como um combustível de transporte. É hoje o combustível alternativo mais aceito no setor automotivo, com mais de 23 milhões de veículos operando em todo o mundo. O diferencial do GLP como combustível automotivo é que ele gera consideravelmente menos emissões de poluentes do que outros combustíveis fósseis, contribuindo para a proteção do meio ambiente e da saúde humana e ao mesmo tempo alivia o impacto na mudança climática.

O setor de transportes e automobilístico é uma área que necessita uma alternativa sustentável de combustível. O consumo global de Auto Gás tem aumentado rapidamente nos últimos anos. Seu consumo é superior a 23 milhões de toneladas em 2011 – quase 60%, acima dos números de 2000.

A principal razão pela qual os governos de muitos países incentivam ativamente o uso do Auto Gás e outros combustíveis alternativos é o impacto ao meio ambiente. Na maioria dos estudos que têm sido realizados em todo o mundo e comparam o seu desempenho ambiental, o Auto Gás supera a gasolina e o diesel, bem como alguns outros combustíveis alternativos.

Contudo, o Gás Liquefeito de Petróleo vai muito além de uma alternativa de combustível limpo para o fornecimento automotivo. Ele também alimenta caminhões, triciclos e quadriciclos, carrinhos de golfe, empilhadeiras e veículos limpeza de ruas. Também pode ser usado na água para abastecer pequenas embarcações de lazer, bem como navios de grande porte. No ar, pode ser usado em balões de ar quente e até mesmo em pequenas aeronaves que utilizam esta fonte de energia excepcional.

Doméstico / Residencial

Bilhões de pessoas em todo o mundo usam o Gás Liquefeito de Petróleo para uma infinidade de aplicações. O uso destinado ao aquecimento e às cozinhas são bem conhecidos, mas o GLP também é usado para gerar energia para deixar roupas limpas e secas, cortar a grama no jardim de casa e até mesmo produzir calor para afastar insetos.

Além de todos os benefícios, o GLP pode fomentar o desenvolvimento de comunidades rurais, já que não necessita estar conectado a rede de gás encanado, sendo a primeira alternativa moderna para os combustíveis tradicionais de cozinha (por exemplo, lenha, carvão, esterco). Dessa forma, contribui para uma melhora na qualidade de vida, permitindo que as pessoas gastem menos tempo coletando os combustíveis tradicionais.

Podendo ser adaptado às exigências das casas individuais, quer para a cozinha e\ou em outros lugares, o GLP tem a vantagem adicional de não estar ligado a vulnerabilidade de cortes no fornecimento de energia elétrica comum.

Os aparelhos de GLP estão mais populares ao passo que o mundo vem tomando ciência de que o GLP é uma eficiente fonte de energia pelo custo-benefício e principalmente por ser sustentável. Portanto, pode ser utilizado não só para fornecimento de energia suplementar (durante as quedas de energia) mas nas aplicações diárias de uma residência.

Outdoor / Esportes / Lazer

A versatilidade do Gás Liquefeito de Petróleo, sua facilidade de transporte e o fato de ser altamente sustentável são características que o torna o combustível ideal para aplicações recreativas tanto em terra, quanto na água e no ar.

É uma fonte de energia segura e limpa para iluminação de fachadas, calçadas, alamedas, paisagismo em geral e espaços de entretenimento ao ar livre. No inverno, o GLP é uma ótima maneira de fornecer calor e aconchego nos dias frios, através de aquecedores e lareiras ao ar livre. Também pode ser utilizado para alimentar churrasqueiras, cooktops, fornos e superfícies de cozimento ao ar livre, já que aquece mais rápido que o carvão e libera menos monóxido de carbono, elemento responsável pela fuligem. Perfeito para campings ou trailers, é portátil e fácil de armazenar, o que faz com que seja a melhor opção para os entusiastas das atividades de lazer ao ar livre.

De acordo com o Departamento de Energia dos EUA , o GLP fornece calor rapidamente e mantém o calor melhor do que aquecedores elétricos no tempo frio. Se usado em aquecedores de água, se tornam uma excelente escolha para fornecer calor para piscinas e saunas nos meses mais frios.

Além de todas as opções acima, o GLP é uma opção atraente para aplicações marítimas, incluindo o abastecimento de embarcações de lazer. O seu impacto insignificante sobre a água permite que os usuários finais desfrutem de mares, lagos e rios, sem sentirem impacto na natureza.

Setor público

Hoje em dia, muitas cidades têm adotado políticas de ar limpo. A versatilidade do Gás Liquefeito de Petróleo o torna o combustível perfeito para inúmeras aplicações no setor público. Suas baixa emissão de poluentes também faz com que seja considerado uma escolha responsável pelas autoridades públicas.

No que diz respeito ao setor público, o GLP pode ser usado para cortar a grama, aquecer piscinas públicas, remover goma de mascar do asfalto e graffiti de edifícios. Ilumina casas, fornece energia confiável para hospitais e atende equipes que trabalham em estradas de forma eficiente e portátil.

Quando a energia de confiança é necessária, a portabilidade exclusiva do GLP pode fornecer calor e gerar eletricidade mesmo se não houver infraestrutura operacional. Esta escolha de energia por parte dos governos também ajuda na redução da formação de partículas de poluição atmosférica, bem como as emissões de gazes tóxicos.